O Mistério dos pontos brancos em Ceres


Ceres é um planeta anão localizado no Cinturão de Asteroides, entre as órbitas de Júpiter e Marte. Este planeta anão será visitado em breve pela sonda Dawn, da Nasa, a qual coletará mais dados do planeta para estudarmos sua composição. Além disso, existe a curiosidade a respeito dos misteriosos pontos brancos que aparecem em sua superfície, criando-se assim vários boatos para explicá-los.

Essas manchas foram detectadas numa série de novas fotos tiradas em 13 de janeiro pela Dawn, a qual se aproxima rapidamente do planeta anão.

Mesmo com tantas imagens já tiradas, ainda não se sabe mais do que especulações sobre as manchas. Alguns dizem se tratar de jatos de vapor na superfície, emitidos como géiseres. Em breve, com a aproximação da sonda, saberemos do que se tratam as manchas.


Ceres já foi classificado como planeta, nas primeiras décadas após a sua descoberta, no século XIX, passando então a um asteroide, e em 2006, passou a ser considerado um planeta anão. Ele é o menor da sua categoria mas o maior do Cinturão de Asteroides, possuindo 950 km de diâmetro, cerca de 1/14 do da Terra. 

Dados recentes mostram que Ceres possui água em sua composição, em camadas abaixo da superfície, na forma de gelo.


A sonda Dawn entrou na órbita de Ceres em março, e está prestes a alcançar o planeta anão. Ela foi lançada em 2007, e em 2011 ela fez uma parada de um ano no asteroide Vesta, o segundo maior objeto do Cinturão de Asteroides. Essas e outras missões ajudam-nos cada vez mais a conhecer o universo, e, por sua vez, nosso próprio planeta.

Nenhum comentário